Flexdoc Tecnologia da Informação - TI Independente | Banco do Nordeste
Digitalização de documentos, Gerenciamento Eletrônico de Documentos, GED, digitalização de documentos, gerenciamento eletrônico de documentos, workflow, Workflow
17512
page,page-id-17512,page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.4.4,vc_responsive
 

Banco do Nordeste

Melhores Cases
img-bnb-1

Sobre esse projeto:

O projeto BNB foi iniciado em 2010 visando criar um sistema único de controle de documentação corporativo, com abrangência em todas as áreas do banco (desde depto. jurídico até processos de cadastro e abertura de contas, envolvendo toda a documentação não-financeira dos clientes, incluindo instrumentos de crédito).

  • Sistema Operacional: Linux RedHat

Projeto Agência Papel Zero

Em 2011, o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) iniciou a implementação do sistema FlexImage nas áreas centralizadas administrativas bem como em toda a rede de agência do banco visando criar um novo conceito operacional baseado no modelo “papel zero”, buscando ações que minimizem o impacto ao meio ambiente com a utilização do papel impresso.

Para isso, toda documentação utilizada pela agência é digitalizada e transferida para um arquivo central, possuindo ainda um controle completo sobre o rastreamento e armazenamento dos documentos físicos com guarda obrigatória, totalmente aderente aos padrões estabelecidos pelo CONARQ, com controle de temporalidade automático.

Além da economia de papel, esta tecnologia gera a redução da necessidade de espaço físico, simplifica a armazenagem de dados, traz agilidade e mobilidade e diminui custos do processo.

Para melhorar sua eficiência operacional, o Banco investiu na modernização do seu parque tecnológico, promovendo um aumento na velocidade de comunicação entre as unidades do BNB, proporcionando uma maior disponibilidade dos produtos e serviços oferecidos aos clientes através da criação de novos fluxos de trabalho.

Toda a base cadastral dos clientes do banco, bem como todos os registros de Instrumentos de Crédito, dentre vários outros segmentos, como área Jurídica e Auditoria, utilizam de forma intensiva o sistema para captura e gerenciamento da documentação interna, sendo o repositório inclusive de mais de 100 milhões de arquivos contábeis e extratos de contas, transformados a partir de arquivos de Microfichas .

paper

O sistema FlexImage foi integralmente customizado para aderir às necessidades do banco, possuindo uma enorme gama de conectores com os sistemas legados, utilizando desde troca de arquivos, acessos direto à bases de dados (como clientes, fornecedores, Sistemas de Credito e Processos Jurídicos) e principalmente via WebServices, sendo hoje um sistema vital para operação dos processos internos bancários.

Arquitetura:

  • Sistema Operacional: Linux RedHat
  • Banco de Dados: IBM DB2
EnglishFrenchGermanPortugueseSpanish