Flexdoc Tecnologia da Informação - TI Independente | Parcerias a2ia
16910
page,page-id-16910,page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.4.4,vc_responsive
 

Parcerias a2ia

logo-a2ia

A A2iA é uma empresa francesa líder mundial no desenvolvimento de engines de reconhecimento de cheques, possuindo as melhores taxas de reconhecimento no mercado bancário brasileiro.
O produto A2iA CheckReader está integrado na Suíte FlexImage (módulo ICR Cheques) e é apresentado como uma ferramenta constituída por uma série de programas e interfaces voltada para o reconhecimento óptico de valores de cheques e outros documentos de pagamento (fichas de compensação, vouchers, fichas de depósito, documentos de arrecadação, etc).

A tarefa é realizada tanto em cheques manuscritos como em documentos impressos ou datilografados, sendo o A2iA uma das únicas ferramentas que possuem customizações distintas para vários padrões internacionais, inclusive os cheques utilizados no Brasil.Esta customização por país é extremamente importante e afeta diretamente a performance do sistema devido a 03 principais fatores:

 

– o formato dos cheques varia de acordo com o país.

– o valor por extenso é escrito em vários idiomas.

– o estilo e as convenções de escrita variam bastante, conforme exemplo:

a2ia-img-1

A customização do A2iA para cheques brasileiros garante um elevado índice de acerto, sendo possível reconhecer em um mesmo processamento da imagem os seguintes campos:

– CAR (Valor Numérico).

– LAR (Valor por Extenso).

– Presença de Assinatura.

– Leitura do CMC7.

– Data de Emissão do Cheque

– Data Boa do Cheque (Custódia – “Bom para..”)

– Linha Superior

– Identificação de Fraudes em cheques

a2ia-img-2
CAR – Courtesy Amount Reader

CAR é o processo de conversão eletrônica e automática de bitmaps de imagens contendo valores numéricos em dados do tipo texto. A aplicação que mais se destaca na utilização de processos CAR é o processamento de documentos financeiros na área bancária fornecendo benefícios significantes em produtividade e redução de custos.

LAR – Legal Amount Reader

O A2iA incorpora um módulo de reconhecimento cursivo de caracteres e palavras, determinando se a origem é manuscrito ou datilografado/impresso e lendo o documento utilizando algoritmos específicos para cada caso.

Principais Benefícios na implantação do Processo

Redução de Custos: A utilização do A2iA tem como primeiro impacto acelerar o retorno do investimento realizado pelo banco na implantação da tecnologia de processamento por imagem, reduzindo os custos operacionais através da diminuição do número de digitadores necessário para realizar a tarefa de entrada de dados dos cheques.

 

Velocidade: A velocidade que o sistema computadorizado opera permite realizar o fechamento e envio de remessas para outras instituições dentro da janela de processamento. Devido ao fato de ser um sistema escalável, mesmo em dias de pico de movimento, o sistema A2iA poderá processar um maior número de documentos em um mesmo período de tempo, bastando acrescentar novos processadores.

 

Produtividade: O sistema irá operar 24 hs por dia, 7 dias por semana, podendo programar o processamento de algumas remessas

Descrição do Processo

O processo de reconhecimento dos valores a partir das imagens ocorre basicamente em 04 etapas:

ico-1

A primeira etapa no processo de reconhecimento consiste em examinar uma imagem e baseado em parâmetros pré-definidos localizar a região onde o valor numérico está presente.

ico-2

Uma vez que o valor foi localizado, o próximo passo é realizar uma limpeza eletrônica na imagem, removendo todos os elementos que não compõe o valor, como endosso, carimbos, fundo reticulado do cheque, etc.

ico-3

O próximo passo no processo CAR é a segmentação, onde os caracteres são separados individualmente em zonas específicas. Uma vez separados, as regiões de imagens são submetidas aos algoritmos de imagens, retornando o valor reconhecido além de um score indicando o grau de confiança na obtenção deste valor.

ico-4

Assim que o resultado do CAR é retornado, ocorre o processo de decisão de fluxo, o qual é responsável pela análise do score obtido, comparação com os limites mínimos aceitáveis e envio ou não para as estações de complementação. Isto assegura que os resultados que possuem um mínimo de credibilidade não serão enviados para digitação, agilizando todo o processo e reduzindo prazos e custos.

EnglishFrenchGermanPortugueseSpanish